Exumas, nas Bahamas, é um destino de sonhos para os viajantes em busca de beleza natural, aventura e luxo discreto.
A cerca de sessenta milhas náuticas de Nassau, um conjunto de ilhas combinam a simplicidade das praias desertas e comunidades pequenas, com a beleza irretocável de águas azul-turquesa com areias brancas e macias. Um tesouro escondido que muitos visitantes ainda não descobriram completamente: O arquipélago de Exumas.
Localizada a sudeste de Nassau, cerca de 60 milhas náuticas (aprox. 97 quilômetros), Exumas é um grupo de 365 ilhas deslumbrantes. Durante os últimos 3 anos explorei a região como capitão de um Iate charter. Levei hóspedes de diferentes partes do mundo, e sempre me surpreendi com algo novo. As praias mudam a cada semana, os bancos de areia transformam as cores, características que fazem deste arquipélago um paraíso para os amantes da natureza, aventureiros e viajantes em busca de tranquilidade. Fiz uma lista dos meus lugares favoritos, que você encontra abaixo.
São três as principais regiões do arquipélago, cada uma com características e atrações únicas. A Grande Exuma, maior de todas as ilhas, é um paraíso nas Bahamas e onde fica a cidade de Georgetown. Quem busca cultura local, e a base da culinária bahemian estará no lugar certo.
A Little Exuma é composta por praias isoladas e enseadas tranquilas, perfeitas para relaxar e se reconectar com a natureza, enquanto as Exuma Cays, um conjunto de ilhotas desabitadas, são o paraíso dos iatistas, com suas águas rasas e praias desertas.
A riqueza maior de Exumas está nas cays, que apesar de limitadas em infraestrutura apresentam toda a riqueza das Bahamas em cada uma das ilhotas.
Uma ilha bem pequena, em forma de U, proporciona excelente abrigo para embarcações pequenas e é um fantástico aquário ao ar livre. Tartarugas marinhas, conchas enormes e muitos peixes podem ser vistos com snorkel. O banco de areia, no meio da ilha, oferece o primeiro contato dos turistas com muitos tons diferentes de azul, marca registrada da região.
Escolha uma praia particular para um picnic em Shroud Cay. Este é um lugar para passar o dia inteiro fazendo esportes aquáticos e snorkel, pois as piscinas rasas de maré e os manguezais ao redor da ilhota são habitados apenas por tartarugas marinhas, lagostas, conchas, peixes e muitos pássaros. Um aquário marinho ao ar livre.
Gosto de colocar meus hóspedes em boias, e deixar eles percorrem os canais rasos entre os bancos de areia na baixa de maré. Mas lembre-se de ter uma lancha ou jet ski sempre observando o grupo.
Tem muito a se fazer em Staniel. O lugar mais famoso das Exumas Cays tem a maior marina, ótimos restaurantes e atrações para dois dias na âncora. Na praia de Big Majors os famosos porcos nadadores passam o dia esperando por turistas para serem alimentados. Sempre jogue a comida ao invés de alimentá-lo na mão. Uma mordida pode acabar com as férias. Mas eles são dóceis.
Thunderball Grote é outra atração que não pode ficar de fora do programa. Na maré baixa, ou meia maré, turistas entram na caverna. Apesar de parecer assustador mergulhar no mar para entrar na caverna, é segura para adultos e crianças. O acesso é bem tranquilo na maré baixa.
Staniel também é o lugar para uma boa refeição no restaurante da Marina, e ainda para comprar um suvenir de recordação na única loja de souvenirs que vai encontrar na região.
Wanderick Wells é a porta de entrada para o Parque Nacional Exuma Cays Land and Sea. O santuário abriga uma grande diversidade de vida marinha, cardumes coloridos de peixes tropicais, tartarugas, raias e até mesmo tubarões-de-pontas-negras. Para entrar no parque o capitão precisa informar as autoridades do número de visitantes e pagar uma taxa, que varia conforme o tamanho da embarcação.
O segredo é escolher o lugar certo para jogar a âncora. Um capitão com conhecimento faz a diferença aqui, explorando os canais de águas rasas e o melhor cenário para os hóspedes desfrutarem de todo o potencial desta região. Snorkeling e mergulho são atividades imperdíveis para os recifes e naufrágios escondidos nas águas rasas do parque.
Conforme mencionei no início deste post, mesmo visitando Exumas com muita frequência sempre me surpreendo com o que vejo. Visitei mais de 40 países e posso afirmar que é a região mais bonita que conheço, junto com as Maldivas. Este lugar é sem dúvida um paraíso nas Bahamas.
Trabalhando em Iates tenho uma legislação muito restritas em relação ao lixo e esgoto enquanto no mar das Bahamas. Os esforços de conservação estão em andamento para proteger os recifes de coral, as praias e a vida marinha, garantindo que este paraíso permaneça surpreendendo diariamente viajantes que vem conhecer a região.
Se você estiver em uma embarcação pequena, recolha todo o lixo que produzir enquanto estiver curtindo as muitas opções que o arquipélago de Exumas tem a proporcionar.
Super carros, celebridades e os iates mais impressionantes do planeta foram novamente as atrações do…
Os Iates charter mais caros do mundo: Luxo e opções de entretenimento para hóspedes dispostos…
Durante apenas um dia exploramos todas as opções da charmosa região italiana, conhecida pelas casinhas…
Visitando pela primeira vez em uma marina é difícil imaginar o preço dos iates, se…
Festas, álcool e drogas, a combinação é o maior perigo da indústria de Iates para…
Ibiza e Maiorca tem venda de álcool proibida no verão, como forma de combater atos…