Venho escrevendo diariamente sobre meus dias na capital cultural russa, São Petersburgo. Desde que cheguei, no início de abril, vi o clima mudar. As cores acinzentadas, tipicas da cidade, deram lugar a um céu azul e parques verdes. As ruas ganharam ainda mais vida, música e apresentações, podendo ser vistas ao ar livre nas principais avenidas da cidade. Meu apetite cultural se aguçava ainda mais e chegou finalmente o momento que sonhei por anos, assistir a um espetáculo de balé no principal palco do mundo, o magnífico teatro Mariinsky.
Localizado às margens do rio Fontanka, este majestoso edifício é muito mais do que um simples teatro, pois simboliza a excelência artística russa e é um destino imperdível para os amantes da música, dança e ópera de todo o mundo.
Fundado em 1860, durante o reinado do czar Alexandre II, o Teatro Mariinsky rapidamente se tornou o principal palco para as produções mais importantes da Rússia Imperial. Com o passar dos anos o espaço foi palco de espetáculos lendários, de artistas renomados como Tchaikovsky, Rachmaninoff e outros. A respeitabilidade transformou o teatro Mariinsky em uma das instituições culturais mais respeitadas do planeta.
Eu já sonhava em assistir a um espetáculo do balé russo no palco tradicional do Mariinsky ha anos. Eva(minha esposa) sempre me falou que visitar São Petersburgo sem conhecer o espaço é deixar de lado uma oportunidade de mergulhar a fundo na cultura do país. Desde a majestosa arquitetura do edifício até a emoção palpável das atuações ao vivo, cada momento passado no Mariinsky é uma jornada emocional e intelectual.
Sendo assim escolhemos os melhores assentos. O preço dos ingressos varia de 40 dólares nos balcões do quarto andar, a 120 dólares no piso principal, próximo ao palco. Optamos pela quarta fileira, a menos de 10 metros do palco e 5 metros da orquestra.
O espetáculo, Gisele, uma obra tradicional do balé russo, que retrata a história de amor de uma camponesa com um príncipe. Após morrer de amor, Gisele protege o príncipe dos espíritos do cemitério que querem se vingar pela sua morte.
Dois atos dividem o espetáculo. Impressionantes, lindos. Serei redundante se trouxer aqui todos os elogios que gritei ao fim da apresentação. No intervalo saboreamos uma taça de espumante e torradas com caviar, pois eu queria uma experiência completa.
Reconhecido mundialmente pela produção de alta qualidade em ópera, balé, música clássica e teatro, o Mariinsky atrai audiências de todas as partes do globo. Nosso ingresso foi em uma sessão de terça-feira, 14 horas e estava completamente lotada. A tradição do balé russo é celebrada no Mariinsky por produções de clássicos como “O Lago dos Cisnes”, “O Quebra-Nozes” e “Romeu e Julieta”
O teatro é ainda um centro de inovação, colaborando com alguns dos mais talentosos diretores, coreografos e músicos contemporâneos. No engajamento cultural dos artistas, é fundamental criar novas interpretações e abordagens, pois esta combinação de tradição e vanguarda faz do Mariinsky um local verdadeiramente único e vibrante.
Super carros, celebridades e os iates mais impressionantes do planeta foram novamente as atrações do…
Os Iates charter mais caros do mundo: Luxo e opções de entretenimento para hóspedes dispostos…
Durante apenas um dia exploramos todas as opções da charmosa região italiana, conhecida pelas casinhas…
Visitando pela primeira vez em uma marina é difícil imaginar o preço dos iates, se…
Festas, álcool e drogas, a combinação é o maior perigo da indústria de Iates para…
Ibiza e Maiorca tem venda de álcool proibida no verão, como forma de combater atos…