A partir de agora, você começará a ler sobre minha experiência com trabalho em iates. Esta é uma indústria incrivelmente exclusiva, e como você verá neste post e nos próximos, é extremamente privada e secreta. Devido a razões contratuais não posso expor em maiores detalhes a rotina ou nomes dos Iates, ou das pessoas, para as quais trabalho ou trabalhei.
Sou brasileiro e vivo no mar há mais de 10 anos. Em 2014, decidi dar um salto profissional fora do meu país, buscando mais segurança e melhores condições salariais. Até então, trabalhei como jornalista e empreendedor, como qualquer jovem em busca de estabilidade, mas exposto aos riscos causados pela crescente violência naquela época.
Chegada na Europa e o Trabalho em Iates
Desde que cheguei à Europa, trabalhei em 7 iates, sendo três deles de propriedade de algumas das pessoas mais ricas do planeta. Comecei na indústria fazendo “dock walking”. Após 31 dias, assegurei meu primeiro contrato permanente em um iate de 110 metros, o Motor Yacht Radiant. Lá trabalhei como deckhand por quase tres anos.
Após uma breve experiência no Motor Yacht Dilbar de 156 metros como Senior Deckhand. Trabalhei como “day skipper” no início do verão de 2018. Pilotei Van Dutchs e Rivas no sul da França para ganhar mais experiência em manuseio e navegação. Fui contratado, ainda em 2018, como Bosun em um iate charter de 55 metros para substituir o Bosun que havia quebrou o braço. Posteriormente, tornei-me o Lead Tender Driver de uma frota de 6 iates, sendo três deles maiores que 100 metros. Depois disso, mais uma experiência como contramestre, outra como principal motorista de tender, oficial chefe e hoje ocupo o cargo de Capitão.
Gosto de falar sobre essas experiências com meus amigos, compartilhar fotos de minhas viagens e relembrar minhas memórias. Eu criei este blog foi pelo desejo de compartilhar o conhecimento com mais pessoas, que não encontram boas oportunidades no mercado de trabalho brasileiro, mesmo sendo bastante qualificadas.
Talvez esta série de postagens não necessariamente o inspire a mudar sua vida. Entretanto, se eu puder mostrar que ao desejar algo e trabalhar duro para alcançá-lo, podemos atingir nossos objetivos e encontrar a felicidade, já ficarei bastante satisfeito.
Como vejo a indústria e o Trabalho em Iates de luxo
Desde o momento em que decidimos embarcar em um caminho profissional, seja um estágio ou um emprego permanente, quebramos uma barreira e entramos na idade adulta. Você pode questionar se concorda com isso, mas esta sempre foi minha maneira de pensar, e sim, acredito que desde a primeira experiência profissional, precisamos demonstrar todas as nossas virtudes pessoais, além de desenvolver qualidades profissionais que serão sem dúvida observadas e avaliadas diariamente.
Postura, educação, responsabilidade e uma série de outras características serão essenciais para que você tenha uma carreira bem-sucedida e reconhecida. Agora, pense comigo: se em qualquer empresa é crucial exibir uma atitude profissional, como você deve se comportar ao trabalhar para algumas das pessoas mais ricas do planeta? Lembre-se, esta é uma indústria de EXTREMO LUXO, extremamente exclusiva, onde você precisa ser mais, pensar antes de dar cada passo e antes de dizer qualquer coisa.
Confira a playlist Trabalhe em Iates no Youtube
Vá para a Home Travellingevaraf.net