No post de hoje separei uma lista de 8 tópicos fundamentais para que você consiga preparar o currículo perfeito para concorrer a vagas na indústria de iates. Não desconsidere as dicas, trabalhe passo a passo e o resultado vai ser um CV do jeito que os agentes querem.
1. Com informações simples e diretas você terá o currículo perfeito
Os capitães e agentes são profissionais bastante ocupados e normalmente não têm tempo para ler um currículo extenso. Considere que você terá 10 segundos ou menos para chamar a atenção, pois geralmente é o máximo de tempo que eles vão gastar no CV antes de considerar seguir a leitura. Seja breve e vá direto ao ponto. O CV deve ter no máximo 2 páginas, pois geralmente você precisa de muito espaço para listar adequadamente sua experiência e se apresentar.
Pense no CV como uma ferramenta para apresentar sua imagem, afinal o objetivo é garantir uma entrevista. Na entrevista você irá detalhar suas habilidades e experiencias, entretanto no currículo irá apenas apresentá-las. Apresente três características que realmente o qualificam para a função para a qual está se candidatando.
2. A foto certa para o currículo perfeito
Muitas pessoas acham que é só colocar uma foto onde apareça bonito. Não, para um currículo de iate a foto profissional é elemento fundamental. O objetivo da foto é apresentar uma nova peça no quebra-cabeça, quem você é. Você deve tentar fazer com que o capitão, ou agente, imagine você como um membro da tripulação de um iate.
A foto deve ter aparência profissional, boa iluminação e um fundo bonito. Sugiro usar uma camisa polo branca ou azul marinho, pois isso tornará mais fácil para o recrutador imaginar você como crew member.
Mais algumas dicas são:
- Apresente um sorriso profissional e amigável.
- Certifique-se de que seu cabelo esteja arrumado
- Use o mínimo ou nenhuma joia
- NUNCA use selfies ou fotos de férias
- NUNCA use óculos escuros ou chapéus
- Não esqueça, iluminação boa e foto de boa qualidade
3. Utilize somente um tipo fonte em todo o currículo
Se você quer que o seu currículo seja mais claro e fácil de ler é aconselhável usar uma boa fonte. As clássicas são a melhor opção – Arial, Calibri, Cambria, Helvetica, pois são fáceis de ler, limpas e profissionais.
Você pode brincar com a forma como estiliza o CV, por exemplo, aumentando o tamanho do seu nome e de seções importantes como “Certificados” ou “Experiência Profissional”. Coloque em negrito o nome do iate ou das empresas em que trabalhou.
4. Inclua seus dados de contato e atributos principais
Eu sei que este tópico parece básico demais, mas você ficaria surpreso com o número de pessoas que esquecem de incluir formas de contato eficazes. O iatismo é uma indústria internacional e o recrutador pode estar em qualquer lugar do mundo. Não esqueça do código internacional antes do número de telefone. Certifique-se de incluir também um endereço de e-mail e detalhes de contato do Whatsapp ou Telegram, pois são estas as formas mais comuns de contato.
Você também deve incluir sua localização atualizada, nacionalidade do passaporte e data de nascimento. Mencione todos os idiomas que tem fluência, este pode ser um diferencial para iates charter.
5. Facilite a leitura, utilize preto e branco
Seu currículo de iate deve ser fácil de ler. Algumas cores são mais aceitáveis em um currículo de iate, mas recomendo sempre o preto no branco. A utilização de cores fortes pode tirar a atenção do que mais importa, o conteúdo. Muitas vezes os currículos são impressos para análise, e os blocos coloridos podem dificultar a leitura quando impressos em preto e branco.
6. Verificação gramatical e ortográfica, dupla e tripla
Embora seja fácil cometer erros ortográficos e gramaticais, recrutadores reagem negativamente, mesmo que pareçam insignificantes. Um único erro pode eliminar suas chances de concorrer a vaga, pois sinaliza FALTA DE ATENÇÃO AOS DETALHES, o que é legado muito a sério nesta indústria.
Não confie no google como corretor gramatical, ou outro aplicativo, portanto verifique e revise seu currículo algumas vezes antes de enviá-lo. Se necessário busque auxílio profissional para a revisão ou elaboração do CV.
7. Ao menos 3 referências profissionais
As agências e recrutadores vão sempre verificar suas referências profissionais antes de indicá-lo para uma vaga. Os capitães e líderes de departamento também gostam de entrar em contato para obter feedback antes de oferecer a vaga ao candidato, por isso tenha atenção a quem utilizará como referência profissional.
Procure pessoas que falem inglês fluente, e informe estas pessoas sobre a utilização como referência profissional. Caso suas referencias não falem inglês, elabore uma carta de referencia em inglês, peça uma assinatura e carimbo, entretanto tenha ao menos uma referencia que fale inglês fluente. Não esqueça de listar:
- nome completo
- posição que trabalho
- nome da empresa ou iate
- endereço de email
- número de telefone
8. Atualize seu currículo regularmente
Embora você possa sentir que muita coisa não mudou desde a última vez que procurou trabalho, é provável que você tenha adquirido muitas novas habilidades e experiência em um curto espaço de tempo. Certifique-se sempre de atualizar o currículo nas agencias antes de procurar um novo emprego e, portanto nunca esqueça que o segredo para concorrer as melhores vagas é enviar o currículo perfeito.
Clique e faça o Download de um modelo de CV em inglês para diferentes posições a bordo
O que é rotação e como são as férias dos tripulantes de iates
A vida a bordo de um iate de luxo