Trabalho em Iates

Cursos básicos para trabalhar em iates

A busca por profissionais qualificados exige cursos básicos para trabalhar em iates. Os iniciais são um treinamento de sobrevivência e avaliação médica.

STCW – Treinamento básico de segurança

Para conseguir o primeiro trabalho você vai precisar de dois investimentos iniciais. Exigido pela Agencia Marítima Internacional para trabalhar em embarcações comerciais, o Certificado STCW é treinamento básico de segurança em navios. Estre treinamento consiste em 5 diferentes conhecimentos, combate a incêndio, sobrevivência no mar, gerenciamento de crise, segurança dos passageiros e curso básico de primeiros socorros, pois todos são Cursos básicos para trabalhar em iates.

ENG1 – Certificado Médico Internacional

O segundo investimento será no ENG1, ou Certificado Médico Internacional reconhecido pela MCA. O documento, feito na Europa ou Estados Unidos, custa mais barato que no Brasil, cerca de €120 euros. Para emitir o certificado, vai ser realizada uma consulta médica com exame de reflexo, visão, sangue, urina e exame toxicológico (drogas).

Este certificado é emitido no mesmo dia na Europa, e nos Estados Unidos. Custa mais barato que no Brasil e demora, menos de duas horas. Eu sempre recomendo você fazer exames médicos no Brasil antes de embarcar para a Europa, pois é importante se certificar sobre sua real condição de saúde, e ter certeza sobre a aprovação do ENG 1. Sem certificado médico internacional reconhecido pela MCA não é possível trabalhar a bordo de navios ou Iates

Powerboat Level II  – Treinamentos Básicos (Opcional)

Este é um Certificado para pilotagem de barcos pequenos a motor, e reconhecido pelas autoridades Europeias. Na indústria chamamos estes barcos de tender, lanchas a motor com menos de 10 metros de comprimento. Ter o Power Boat Level II é importante, pois pode fazer com que seu currículo se destaque e inclua seu perfil no topo da lista de júniors. O curso tem elementos teóricos e práticos de manejo de barcos, leis marítimas, navegação, meteorologia. A duração é de 2 dias, seguido de uma avaliação prática. Apenas centros de treinamentos da Europa oferecem este treinamento. O valor é em média de €800 euros.

No Brasil é possível fazer o treinamento Power Boat Skipper, pois é equivalente ao PBL2 e aprovado pela IYT que é a autoridade marítima Canadense. O curso valido em praticamente todo o mundo, reconhecido pela MCA. A Escola Azimuth, em Ilha Bela-SP, oferece o curso Power Boat Skipper.

Clique e conheça os 5 maiores Iates do Mundo

Como são as cabines da tripulação em um iate com mais de 100 metros

Viajar pelo mundo trabalhando em Iates de luxo

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.