O termo iate de luxo geralmente se refere a uma embarcação cara e privada equipada com uma tripulação profissional e altamente qualificada. Também conhecidos como superiates, um iate de luxo pode ser movido tanto a motor quanto a vela, e então são chamados de Iate a Motor ou Iate à Vela. Não há uma definição oficial da indústria para os termos Super, Mega ou Giga iates. No entanto, como diretriz geral, os Super Iates são considerados embarcações com um comprimento superior a 24 metros, aqueles que excedem 60 metros são considerados Mega Iates, e embarcações com mais de 100 metros são referidas como Giga Iates. Mas voce sabe como trabalhar em iates de luxo?
A indústria de Iates para jovens profissionais
Atualmente, há mais de 10.000 Super Iates navegando pelo mundo, variando em tamanho de 24 metros a mais de 180 metros. Para profissionais que desejam trabalhar em Iates de luxo, essas embarcações exigem tripulações profissionais e altamente qualificadas. Consequentemente, dezenas de milhares de cargos são oferecidos anualmente para preencher as mudanças naturais entre os tripulantes, que ocorrem entre as temporadas – Inverno/Verão, Caribe/Mediterrâneo/Ásia.
A indústria de iates está no topo, sendo um mercado de luxo que gera bilhões de euros/dólares a cada ano, onde multimilionários e celebridades possuem ou alugam super iates, necessitando de membros de tripulação de alta qualidade e profissionais.
Nos últimos anos, essa indústria tem recebido atenção da mídia, recebendo cobertura internacional e atraindo o interesse tanto de jovens quanto de profissionais experientes que a veem como uma excelente oportunidade para viajar pelo mundo e acumular reservas financeiras substanciais.
Qual salário posso esperar com o trabalho em iates?
Quando se trata de salários, sempre enfatizo que esta é uma das indústrias que paga os melhores salários do planeta para jovens profissionais. Por exemplo, imagine que o capitão de um pequeno iate de 40 metros ganhará aproximadamente USD 15.000 dólares. Por isso quero trazer aqui mais informações sobre o trabalho em iates.
Vamos focar no começo de carreira. Como iniciante, seu salário será muito mais baixo, mas ainda bom. O salário inicial de um “júnior” – seja um “marinheiro júnior”, “camareira júnior” ou “engenheiro júnior” – dependerá do iate e de suas experiências profissionais anteriores, mas geralmente começa em torno de USD 2.500 dólares. Vale ressaltar que você não terá despesas com alojamento, refeições, higiene e saúde, pois o proprietário do iate deve fornecer todos esses benefícios.
Por favor, note que este salário inicial deve aumentar para cerca de USD 2.800 dólares após um ano, com uma progressão natural nos anos seguintes.
O gráfico fornecido dá uma ideia da progressão salarial em diferentes departamentos. Esses valores estão sujeitos a flutuações em dólares e euros e representam uma realidade geral, mas não podem ser considerados uma regra ou salário mínimo.
Onde posso trabalhar em iates?
Onde houver água! A bordo de um iate, você pode ir a qualquer lugar do mundo, dependendo exclusivamente dos desejos do proprietário. Tradicionalmente, esta indústria opera em temporadas, com a temporada do Mediterrâneo (maio a outubro) e a temporada do Caribe (novembro a maio) sendo as principais. Alguns iates operam apenas por uma temporada, com 4 a 6 meses de trabalho, seguidos por um período de manutenção e reparos até o próximo verão.
Outros iates trabalham no que é conhecido como modo back-to-back, significando uma temporada após a outra, com apenas alguns meses, ou dias, entre as temporadas para reparos. Mais recentemente, os destinos potenciais aumentaram consideravelmente, com muitos iates navegando ao redor do planeta, viajando para lugares como os oceanos Ártico e Antártico, o Oceano Pacífico, o Oceano Índico e outros destinos incríveis.