Compartilhar técnicas que funcionaram comigo é uma forma de ajudar diversas pessoas a atingir a fluência em inglês.
Como você gosta de estudar, com quais técnicas se sente mais a vontade para aprender? Pergunto isto pois no Brasil é difícil encontrar boas experiências com o idioma inglês. Quem opta por educação particular consegue atingir um bom nível de conversação, entretanto com o tempo a falta de prática “enferruja”. É fácil esquecer o vocabulário e perder a confiança com o idioma.
Aqueles que se limitaram ao aprendizado escolar esbarram na falta de uma metodologia eficaz. Nas próximas linhas quero compartilhar diferentes metodologias que utilizei, e me ajudaram a atingir um nível muito bom de conversação em apenas seis meses. Vou sugerir três técnicas utilizadas para ampliar meu vocabulário e tornar mais confortável a conversação e compreensão. Não quero dizer que você deva utilizar a mesma técnica para atingir a fluência em inglês, apenas que considere esta metodologia, pois funcionou quando mais precisei.
Quando decidi sair do Brasil optei pela contratação de um professor particular, confiante sobre o conhecimento que adquiri durante meus estudos em uma escola de idiomas entre os 10 e 14 anos de idade. Foram dois meses de aulas, duas vezes por semana. Apesar de estar focado e determinado a me mudar para a Europa, deixava de lado algumas tarefas. Eu achava muito chato estudar vocabulário, consequentemente lia pouco, mas me dedicava nas aulas acreditando que seria suficiente para atingir a fluência em inglês.
Quando desembarquei no aeroporto, e cheguei à cidade francesa de Antibes, descobri que meu inglês era muito básico. Eu precisava visitar as agências de empregos para fazer entrevistas, me apresentar pessoalmente, escrever e-mails diariamente, conversar com as pessoas, e o mais difícil de tudo, atender ligações telefônicas. Na primeira semana bateu o desespero, pois eu que qualificava o meu inglês entre os níveis 7 e 8, descobri então que talvez atingisse o nível 5. Eram diferentes sotaques, pessoas que falavam muito rápido e eu do outro lado sem entender nada. Foi muito difícil.
Já no primeiro dia de entrevistas conclui que precisaria fazer algo, e rápido. Comecei então com duas ações imediatas, uma confortável e outra necessária.
A técnica de assistir filmes é muito legal e confortável, além de altamente eficaz para treinar a capacidade de auditiva, porém requer tempo, atenção e pode esbarrar no cansaço após algum tempo. É importante você lembrar que muito mais que acompanhar uma série, onde a curiosidade sempre lhe faz querer passar para o próximo episódio, você estará estudando e aprendendo um novo idioma, portanto tenha paciência e comprometimento.
Comece um capítulo assistindo com o ÁUDIO em inglês e as LEGENDAS em português. Preste a atenção no som, escute as palavras, apesar de no começo as falas serem muito rápidas, sem tirar os olhos da legenda. É preciso que você entenda o contexto e identifique palavras e expressões que você já conhece. Elas guiarão você na compreensão do capítulo. Lembre-se é fundamental identificar palavras e expressões que você já conheça. Caso você esteja começando não tem problema, mesmo que não consiga fazer links entre o seu conhecimento e o filme. A partir de algumas semanas ficará bem mais fácil.
Tenha consigo um bloco de anotações. Não utilize o bloco no Passo 1, quando o importante mesmo é a concentração e atenção. Assista o mesmo capítulo pela segunda vez, logo que terminar o Passo 1. Agora escolha as opções AUDIO em inglês e as LEGENDAS também em inglês. Já conhecendo a história e os diálogos você passa agora a prestar a atenção nas legendas em inglês, na escrita das palavras e na pronunciação dos sons de cada letra. Anote as palavras conhecidas, substantivos, adjetivos, verbos. Deixe o vocabulário ainda desconhecido para a partir do segundo mês. Não anote expressões corriqueiras, com “hi” ou “I’m..” isso você tem que saber. Se concentre no vocabulário.
Você vai perceber que dia após dia o seu vocabulário vai crescer. A partir da segunda semana você não vai mais querer escrever as palavras que você já conhece, entretanto lembre-se que repetir a escrita de palavras conhecidas lhe dará confiança em relação a gramática. Quanto mais escrever e reescrever mais certo você vai ficar sobre a forma de escrever este vocabulário em inglês.
O terceiro passo consiste em largar o caderninho, desligar a LEGENDA e assistir o mesmo episódio pela terceira vez, agora com o ÁUDIO em inglês. Você já conhece a história, você já tem uma ideias sobre os diálogos, agora você estará treinando a sua audição, para que quando as pessoas falem rápido com você, saiba o que estão dizendo. Mantenha a atenção e lembre-se que estará treinando a audição, portanto é importante não ser interrompido.
Comece a escrever o seu próprio vocabulário em um planilha do Microsoft Excel. Recomendo o Excel pois quando você escreve uma palavra embaixo da outra na mesma coluna o Microsoft Excel sinaliza que você já escreveu aquela palavra nas linhas superiores, evitando que você duplique as palavras no seu arquivo.
A leitura em inglês terá que fazer parte do seu dia a dia, pois você vai precisar se informar sobre a indústria dos iates. Voce precisa entender o que as pessoas falam, identificar oportunidades de emprego, ler sobre cursos e a progressão da carreira. Reserve no mínimo mais 30 minutos diário para ler sites e publicações relacionadas a indústria.
Esta é mais uma técnica que desenvolvi após identificar a necessidade de ampliar meu vocabulário. Com o que chamo de “Técnica dos 10” você aprenderá 300 novas palavras por mês, gramática, pronunciação e audição. Para realizar este exercício você precisará apenas de um celular com gravador de voz, Microsoft Excel e no máximo 10 minutos por dia. Nos primeiros dias vai precisar de menos de 2 minutos.
Abra um arquivo no Microsoft Excel e escreva NA PRIMEIRA COLUNA 10 palavras em Português por dia, que sejam novas para o seu vocabulário. NA SEGUNDA COLUNA, ao lado da palavra em português, escreva a mesma em inglês. NA TERCEIRA COLUNA escreva novamente a palavra em português.
Não se esqueça que se você conseguir escrever apenas 10 palavras novas por dia serão 300 novas palavras por mês que passarão a fazer parte do seu vocabulário.
Deixe a planilha aberta no computador, enquanto isso abra o aplicativo “Gravador de voz” no celular. Você vai gravar dois áudios por dia, com cerca de 35 a 40 segundos o primeiro e cerca de 20 segundos o segundo áudio.
No primeiro áudio leia LINHA POR LINHA do seu arquivo no Microsoft Excel, sendo PORTUGUES – INGLES – PORTUGUES. Deixe um intervalo de 1 segundo entre cada palavra.
No segundo áudio grave o vocabulário apenas em inglês. As 10 palavras na sequência. Deixe um pequeno intervalo entre elas, para que de tempo de você lembrar o significado antes de passar para a próxima.
Organize todos os áudios em uma pasta e procure escutar estes áudios 3 ou 4 vezes por dia. Exercite o vocabulário conforme achar necessário, eu pessoalmente repito por uma semana o mesmo vocabulário, duas ou três vezes. Por exemplo, escuto as palavras do dia 1 ao dia 7 diariamente duas ou três vezes, no dia 8 escuto os vocabulários 2 ao 8 e assim sucessivamente, sempre eliminando o mais antigo e incluindo o mais recente. No final do mês escuto todos novamente e vejo quais palavras preciso reforçar.
Clique e conheça os 5 maiores Iates do Mundo
Como são as cabines da tripulação em um iate com mais de 100 metros
Super carros, celebridades e os iates mais impressionantes do planeta foram novamente as atrações do…
Os Iates charter mais caros do mundo: Luxo e opções de entretenimento para hóspedes dispostos…
Durante apenas um dia exploramos todas as opções da charmosa região italiana, conhecida pelas casinhas…
Visitando pela primeira vez em uma marina é difícil imaginar o preço dos iates, se…
Festas, álcool e drogas, a combinação é o maior perigo da indústria de Iates para…
Ibiza e Maiorca tem venda de álcool proibida no verão, como forma de combater atos…